domingo, 15 de junho de 2014

do casar e do morar junto.


Até à pouco tempo era daquelas pessoas que diziam que não me casaria, sempre defendi o morar junto. Mas com o passar do tempo e, sinceramente, ao acompanhar de perto os casamentos de pessoas que me são tão próximas que mudei de ideias. É um dia único na vida dos noivos e na vida dos que nos são mais próximos. 
Eu quero viver esse dia, esse momento e felizmente tenho alguém ao meu lado que também pensa da mesma forma. Embora, por ele, nós já possamos viver juntos, eu não acho certo que seja dessa forma, isto é: primeiro o casamento e com isso vivemos juntos. 
No entanto, também percebo o que muitas pessoas dizem, é complicado os primeiros tempos de casamento quando não estamos habituados a partilhar. Porque casamento é muito mais do que a festa é o compromisso que estamos a fazer com um com o outro e mais do que isso é aprender a partilhar. 
Eu, pessoalmente, tenho uma pequena noção do que é morar sozinho (vivi com 3 colegas durante a universidade) e sei também o que é partilhar despesas, as limpezas, refeições com o nosso companheiro (o A. vive sozinho). E não vou dizer que são tudo rosas, os primeiros problemas começam logo com a televisão pois eu quero ver uma coisa e ele outra e nesses momentos é preciso saber ceder; mas também há a questão das limpezas, das compras para a casa... Bem... resumindo é sempre preciso ter paciência, saber ceder, saber dar o espaço ao outro e saber partilhar. É preciso ouvir o companheiro quando ele chega a casa cansado do trabalho, saber parar com as lamentações quando estamos a quando nós estamos super esgotadas do dia e não queremos passar isso para ele. 
Eu sou da equipa "vamos casar" desde que isso faça sentido para ambos. 


2 comentários: